Família de vítima de acidente em Santa Rosa doa órgãos para salvar até cinco vidas

  10/05/2017 - 8:49

Doadora Adriana Martins Martini, 36 anos, morreu em acidente na BR-472. Segundo a família, atitude foi possível pelo desejo manifestado em vida pela mulher.

Após um acidente de trânsito em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, a família da vítima autorizou a doação dos órgãos, conforme o desejo ainda manifestado em vida. Foram doados o coração, dois pulmões e os ruins, o que beneficiará até cinco pessoas, de acordo com o médico responsável.

A doadora Adriana Martins Martini, de 36 anos, sofreu um acidente de trânsito na quarta-feira (2), na BR-472. Chovia na hora do acidente, quando a mulher saiu da pista e bateu em uma árvore. Depois de diversos exames, foi constatada a morte cerebral e dado início ao processo de captação.

De acordo com a família, a captação foi possível porque Adriana tinha manifestado o desejo de ser doadora de órgãos.

“Essa doação deve ajudar cinco pessoas. Foram captados o coração, os dois pulmões e os dois rins. Pra ser um doador não é preciso deixar nada por escrito, basta conversar com a família e manifestar esse vontade”, explica o médico Juliano Martini.

Segundo informações do profissional, estima-se que 1.256 gaúchos aguardam na lista de espera por um transplante. “A média de doações no estado é de cerca de sessenta por mês”, completa.

Nos últimos 20 anos, a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul realizou apenas 266 procedimentos de transplante de coração. Pelo menos 21 pessoas esperam por um transplante de coração no estado. Do início do ano até agora, apenas três foram realizados.

Fonte: G1

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

Gustavo Lima

Homem de Família

Jorge e Mateus

Nocaute

Marília Mendonsa

Você faz falta aqui

Naiara Azevedo

Cinquenta Reais

Zé Neto e Cristiano

Cadeira de Aço