A indústria brasileira encerrou o ano passado com o 21º melhor desempenho entre 42 economias, aponta um levantamento realizado pelo Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
O ranking do Iedi usa como base o desempenho da indústria brasileira medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e faz a comparação com indicadores de outros países colhidos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), pela Eurostat e pelo National Bureau of Statistics of China.
No ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil despencou 4,1%, e a produção industrial do País recuou 4,5%. Segundo o levantamento do Iedi, o melhor desempenho industrial ocorreu na Irlanda, seguida por Noruega e China. Na lanterna, ficaram Itália, Luxemburgo e Alemanha.
“A economia brasileira registrou metade da queda que o FMI [Fundo Monetário Internacional] projetava em junho, na virada do semestre”, afirmou o economista-chefe do Iedi, Rafael Cagnin.
Em julho, o FMI chegou a prever queda de 9,1% para a economia brasileira. Segundo Cagnin, o PIB registrou uma baixa menos intensa por causa dos programas governamentais destinados para empresas e famílias.