A expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) para a Páscoa deste ano é de queda de 2,2% nas vendas no País em comparação à mesma data do ano passado, que foi considerada muito ruim, com retração de 28,7%.
A Páscoa deve movimentar R$ 1,62 bilhão no varejo brasileiro em 2021. “Se confirmada essa expectativa, vai ser o menor faturamento em 13 anos. Desde 2008 que o faturamento do varejo com a Páscoa não é tão pequeno como esse que a gente está esperando”, disse o economista da CNC Fabio Bentes.
As estatísticas mostram que o movimento de vendas da Páscoa foi crescente ano a ano até 2019, com pequenas oscilações, e despencou em 2020. O faturamento caiu de R$ 2,33 bilhões em 2019 para R$ 1,66 bilhão no ano seguinte.
A variação do dólar, que subiu 23% entre a Páscoa de 2020 e a deste ano, explica a expectativa negativa para o período, que é considerado a sexta data comemorativa mais importante para o comércio varejista brasileiro, depois do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday. Segundo Bentes, a Páscoa envolve produtos ou insumos importados.
FONTE: O SUL